quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

LIDERANÇA A SERVIÇO

Atualmente o líder não é mais o centro das atenções e sim o eixo que deve agir para que todos os membros da equipe possam render o seu máximo.

O líder deve se colocar a serviço de sua equipe e não o contrário e para suprir isso, não faz muito tempo que surgiu um novo modelo de liderança chamado “liderança a serviço” que requer 5 ações:
1 - Inverter a pirâmide
O líder a serviço deve lidar com seu próprio ego, porque os melhores resultados são obtidos de um trabalho em equipe genuíno. O líder vira a pirâmide de cabeça para baixo a fim de servir aos outros. Quando um líder mantém o seu próprio ego sob controle, aumenta a confiança e a auto-estima das outras pessoas e proporciona a união do trabalho em equipe e consequentemente uma equipe de alto desempenho.
Se o líder for o modelo vivo da importância de levantar o moral dos outros e não se importar em receber o crédito pela realização, outros membros da equipe farão o mesmo.
2 - Erguer o obstáculo
A fim de servir muitas pessoas, o líder a serviço deve primeiro escolher apenas alguns outros líderes a quem servir, pessoas que podem atender aos seus padrões. Um líder a serviço que deseja criar uma mudança radical de produtividade precisa de uma equipe que possa se pôr totalmente a serviço de outras. Essas equipes, por sua vez, servirão a outras fortalecendo-as, e os resultados formarão uma espiral visível. Tudo começa com um líder que realmente levanta um obstáculo. Um bom exemplo disso é Jesus, que escolheu entre milhares milhares de seus ávidos seguidores, apenas 12, passando o resto de sua vida relacionando-se com eles, servindo-os e preparando-os para fazer o mesmo com outras pessoas.
3 - Desbravar caminhos
O líder deve remover as pedras e os obstáculos que impedem o fluxo das idéias e das realizações. Ensino e remoção de obstáculos precisam caminhar juntos.
Todos os níveis de liderança em uma organização abrem caminho para sua equipe, ensinando e removendo obstáculos, e os membros da equipe depois fazem isso por suas próprias equipes.
4 - Somar forças
Líderes a serviço devem trabalhar para criar equipes em que todos utilizem seus pontos fortes dia-a-dia. Isto se aplica a equipes pequenas, organizações de tamanho médio e comunidades inteiras.
5 - Correr em busca do grande propósito
O líder deve trazer grandes propósitos à mesa, transformando sua liderança em serviço aos seus empregados, mantendo expectativas altas, certificando-se que sua equipe tenha o que precisa em treinamento, recursos e campo de atuação, maximizando seus pontos fortes. O líder que adotar essas ações terá dinâmica e impactos verdadeiros. 
Fonte: BONATTO, A. R. 5 ações para transformar sua equipe e sua empresa. Arq. Texto. Site ADMINISTRADORES. Jan. 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/5-acoes-para-transformar-sua-equipe-e-sua-empresa/27329/>. Acesso em: 05 jan. 2011.

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