quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

TEORIA NEOCLÁSSICA

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.

Surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da teoria clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas. Além disso, com o crescimento exagerado das organizações, uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona.

A teoria neoclássica pode ser identificada através de algumas características marcantes:
- ênfase na prática da administração
- reafirmação dos postulados clássicos (parcialmente)
- ênfase nos princípios gerais da administração
- ênfase nos objetivos e nos resultados
- ecletismo
O ponto fundamental desta teoria é o de ser a administração uma técnica social básica, levando à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.

A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.

Fonte: AMBROSIO, F. D. P. Teoria neoclassica. Arq. Texto. Site ADMINISTRADORES. Mai. 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teoria-neoclassica/29753/>. Acesso em: 14 jan. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário